Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Chápeu de couro

O chapéu-de-couro (Echinodorus macraphyllum[1] ou Echinodorus grandiflorus[2]), também conhecido pelos nomes de chá-da-campanha, erva-do-brejo e erva-do-pântano, é uma erva da família das alismatáceas. Ocorre desde o sul do México até o Brasil. Tal erva aparece em locais pantanosos, possuindo folhas coriáceas, com trinta centímetros de comprimento, flores brancas dispostas em racemos e aquênios com uma semente.

É ornamental e apropriada para aquários, tendo, ainda, uso medicinal. A infusão das folhas fornece chá laxativo. Uma pesquisa confirmou sua eficácia em casos de hipertensão.[3] Também é usado popularmente como antirreumático e diurético, contra inflamação de pele e de garganta, reumatismo, artrite e sífilis e como depurador do sangue e eliminador de ácido úrico. A planta produz um rizoma do qual se extrai uma massa. Dessa massa, pode ser feito um doce, como se fosse abóbora. Este doce é muito bom como depurativo do sangue[carece de fontes].

A planta é utilizada na produção dos refrigerantes brasileiros Mineirinho e Mate Couro.